Manual TV - A Entrevista
A ENTREVISTA é feita para que os repórteres obtenham das suas fontes declarações que validem as informações apuradas ou que relatem situações vividas por personagens. Antes de ir para a rua, o repórter recebe uma pauta que contém informações que o ajudarão a construir a matéria. Além das informações, a pauta sugere o enfoque a ser trabalhado assim como as fontes a serem entrevistadas.
.
Antes da entrevista o repórter costuma reunir o máximo de informações disponíveis sobre o assunto a ser abordado e sobre a pessoa que será entrevistada. Munido deste material, ele formula perguntas que levem o entrevistado a fornecer informações novas e relevantes.
.
Algumas dicas para obter bons resultados nas entrevistas:
- Pesquise a vida do entrevistado. Use o departamento de pesquisa ou consulte outras pessoas. Leve tudo sobre a pessoa ou sobre o tema da entrevista.
- Defina a entrevista, escolhendo enfoque e delimitando assuntos.
- Planeje a entrevista com o cameraman. Ele precisa estar a par do assunto que vai registrar. Talvez precise de equipamento ou acessório extra.
- Evite perguntas gerais, do tipo "o que o senhor acha?" e "o que o senhor pensa sobre isso?". Se o entrevistado for daqueles que gostam de falar, uma pergunta genérica pode significar respostas enormes.
- Seja específico e direto. É difícil alguém driblar o repórter quando ele faz perguntas objetivas. O pior que pode acontecer é o entrevistado ficar mal diante do telespectador ao dar respostas evasivas.
- Mantenha o microfone diante do entrevistado por mais alguns segundos depois da resposta anterior. Muitas vezes a gente pensa que a entrevista acabou no momento em que começa a melhor parte.
- Se possível, converse antes com o entrevistado para organizar melhor as idéias. Anote as perguntas, mesmo as que forem feitas durante a entrevista. Você vai precisar delas para fazer os contraplanos.
- Evite o "ahn han!". O seu áudio interfere no do entrevistado. Ele também pode encarar o "ahn han!" como aprovação e alongar as repostas.
Manual TV - PAUTA E LEAD
A PAUTA é a orientação que os repórteres recebem descrevendo que tipo de reportagem será feita, com quem deverão falar, onde e como. A pauta não necessariamente é escrita e nem sempre é premeditada. Um acidente de carro, por exemplo, só vira pauta na hora em que acontece. A pauta é elaborada, nos dias de hoje, por editores e sub-editores; no passado, existia o pauteiro.
A pauta pode ser elaborada de forma diferente, mas, em sua essência, constitui de cinco pontos:
- Histórico – É o que situa o repórter no cenário da reportagem a ser desenvolvida. Antes de abordar o assunto, esta parte da pauta trata do que o assunto é e o que foi. Se a pauta tratar de algum evento em uma determinada guerra, o histórico informa o repórter da guerra em si, de suas causas, como começou e quando, até o presente próximo).
- Matéria – É nesta seção, o encarregado de confeccionar a pauta fala exatamente do que o repórter irá tratar. Se a pauta tratar de algum acontecimento em uma guerra, a matéria é o acontecimento. Uma explosão, um ataque, um atentado).
- Abordagem – É o que marca a individualidade da matéria. Dois jornais podem falar sobre o mesmo assunto, só que sob abordagens diferentes. Ainda no exemplo do acontecimento numa guerra, o repórter pode abordar uma explosão como um feito de represália dos povos ocupados. Já outro jornal pode abordar o fato como um acidente.
- Fontes - Pessoas sugeridas com quem o repórter poderá falar para enriquecer sua reportagem. Vão desde fontes oficiais, como prefeitos e vereadores, até fontes independentes, como advogados ou executivos, até povo-fala, onde populares são indicados à dar sua opinião sobre o assunto.
- Imagens - Esse tópico só existe em telejornal ou jornal impresso, nesta seção o cinegrafista tem orientações do que mostrar e sob qual ângulo. Se tratar-se de uma pauta de jornal impresso, esta seção informa o fotógrafo sobre o que fotografar e como.
O LIDE (LEAD) é o texto jornalístico que responde as perguntas principais da matéria: “O Que?”; “Quem?”; “Onde?”; “Quando?”; “Como?” e “Por que?”.