Linguagem audiovisual: PLANOS, ÂNGULOS E MOVIMENTOS
A transmissão de mensagens através de imagens e som constituem realmente uma linguagem, uma forma de falar, bem mais directa linguagem verbal.
Os Planos, Ângulos, Movimentos de câmara mostram nossa maneira de acercar-nos à realidade.
PLANOS----------------------------------------
PLANOS DESCRITIVOS: Normalmente són planos longínquos, ajudam a contar que passa na história que estamos a contar.
PLANOS EXPRESIVOS Ou DRAMÁTICOS: Normalmente planos próximos, ajudam-nos a captar os sentimentos das pessoas.
PLANO PANORÁMICO
Exemplo típico: grande plano aéreo dos partidos de futebol
Grande paisagem, palco ou multidão.
A natureza, meio, ambiente... são mais importante que a pessoa. A pessoa não está ou fica diluida, sem importância.
Normalmente usam-se para demonstrar a importância do meio em frente à pessoa.
É um plano descritivo que pode adquirir valor dramático quando impera a potência do meio e se empequeñece à pessoa, mostrando por exemplo a solidão.
PLANO GERAL
Mostra um palco amplo no qual se incorpora a pessoa.
PLANO DE CONJUNTO
Agrupa a um pequeno grupo de pessoas ou ambiente determinado. Interessa a acção e a situação das pessoas. Normalmente teremos valores descritivos ou narrativos.
PLANO INTEIRO
A personagem fica encajado em tela de cabeça a pés. Se diferença do PC em que no PE só há uma pessoa e no outro várias. Neste tipo de plano interessa-nos sobretudo a acção. Tem um valor narrativo, mas começa a potenciar-se o valor dramático.
PLANO AMERICANO
Curta pelos joelhos. Surge do Western., para mostrar as pistoleras e as pistolas que estão situadas baixo a cintura. Mostra a acção dos braços e mãos. Valor narrativo e dramático.
PLANO MÉDIO
Cortamos pela cintura e a personagem. Permitem-nos identificar-nos com o sujeito. Interessa a reacção da personagem, sua expresividad, sua acção... Valor dramático, mas conservando verdadeiro valor narrativo. (Planos).
Plano médio longo: um pouco mais abaixo da cintura, mas sem chegar aos joelhos.
Plano médio curto: entre peito e cintura
PRIMEIRO PLANO
Apresenta o rosto da pessoa e às vezes o rosto além dos ombros. Destaca-se a expressão da cara, que num princípio nos reflete o estado sentimental e/ou anímico da pessoa. Se obvían outros elementos secundários. Este plano mostra-se para explorar o interior da pessoa. Tem um valor dramático ou expresivo.
PRIMERÍSIMO PRIMEIRO PLANO
Mostra uma parte do rosto. É uma acentuación do PP. Maior valor dramático ou expresivo. Produz um choque ao espectador.
MOVIMENTOS DE CÂMARA--------------------------------------------
A PANORÁMICA
É a rotación da câmara sobre seu próprio eixo.
Horizontal, vertical, oblicua o circular
FUNÇÃO: RELACIONAR OBJECTOS
VARRIDO
É uma Pano tão rápida que não temos tempo a ver com nitidez as imagens que se recolhem. São umas linhas de fuga que aparecem ante a câmara. Usa-se sobretudo como transição: mareo, lembrança, intercâmbio de miradas, para mostrar acções paralelas.
TRAVELLING
Consiste no deslocamento da câmara, horizontal ou vertical (ou combinação de ambos), com respeito ao eixo do trípode que a suporta.
ZOOMING
Zoom in o Zoom out
OS ÂNGULOS----------------------------------------
ÂNGULO PLANO
Câmara à altura dos olhos. Dá ideia de igualdade entre a personagem e o espectador.
ÂNGULO BAIXO
A câmara situa-se por embaixo dos olhos da personagem, desde abaixo, realzando à personagem em frente ao espectador. Transmite força da personagem. Entre mais perto esteja a câmara da personagem, mais força, dramatismo, exagerado... será o realzo da personagem em frente ao espectador
PLANO CENITAL
É a tomada picada em seu grau máximo. É perpendicular ao solo. A cenital transmite isolamento, indiferença... O espectador está fora da narração.
PLANO NADIR
É a tomada contrapicada em seu grau máximo. É perpendicular ao solo. O nadir transmite misticismo, extrañeza, autoritarismo...
PLANO HOLANDÊS
A câmara varia com respeito ao eixo da personagem (a câmara está torcida). Dá sensação de desestabilización.
PLANO SUBJETIVO
A câmara converte-se na personagem. Permite-se-nos verdadeiro movimento, impureza...
WEBS:
-http://www.tvlata.org/node/29
-http://www.lenguajeaudiovisual.com/
VIDEOS
http://es.youtube.com/watch?v=r1p0oTRF3ks
http://es.youtube.com/watch?v=ReevYm4RNv4
http://es.youtube.com/watch?v=wXQn38iyH4s
http://es.youtube.com/watch?v=f-qyykBjeZQ
http://es.youtube.com/watch?v=IEDNnVwvNqY
Comentários recentes
há 15 years 4 weeks atrás
há 15 years 6 weeks atrás
há 15 years 16 weeks atrás
há 15 years 17 weeks atrás
há 15 years 20 weeks atrás
há 15 years 27 weeks atrás
há 15 years 29 weeks atrás
há 15 years 30 weeks atrás
há 15 years 40 weeks atrás
há 15 years 43 weeks atrás