Diferencia entre linguagem audio visual e outros

tipos de linguagem.

 

 

A transmissão de mensagens através de imagens e som constituem
realmente uma linguagem, uma forma de falar, bem mais directa linguagem
verbal.

Os Planos, Ângulos, Movimentos de câmara mostram nossa maneira de acercar-nos à realidade.

PLANOS----------------------------------------

PLANOS DESCRITIVOS: Normalmente són planos longínquos, ajudam a contar que passa na história que estamos a contar.

PLANOS EXPRESIVOS Ou DRAMÁTICOS: Normalmente planos próximos, ajudam-nos a captar os sentimentos das pessoas.

PLANO PANORÁMICO

Exemplo típico: grande plano aéreo dos partidos de futebol

Grande paisagem, palco ou multidão.

A natureza, meio, ambiente... são mais importante que a pessoa. A pessoa não está ou fica diluida, sem importância.

Normalmente usam-se para demonstrar a importância do meio em frente à pessoa.

É um plano descritivo que pode adquirir valor dramático quando
impera a potência do meio e se empequeñece à pessoa, mostrando por
exemplo a solidão.

PLANO GERAL

Mostra um palco amplo no qual se incorpora a pessoa.

PLANO DE CONJUNTO

Agrupa a um pequeno grupo de pessoas ou ambiente determinado.
Interessa a acção e a situação das pessoas. Normalmente teremos valores
descritivos ou narrativos.

PLANO INTEIRO

A personagem fica encajado em tela de cabeça a pés. Se diferença do
PC em que no PE só há uma pessoa e no outro várias. Neste tipo de plano
interessa-nos sobretudo a acção. Tem um valor narrativo, mas começa a
potenciar-se o valor dramático.

PLANO AMERICANO

Curta pelos joelhos. Surge do Western., para mostrar as pistoleras e
as pistolas que estão situadas baixo a cintura. Mostra a acção dos
braços e mãos. Valor narrativo e dramático.

PLANO MÉDIO
Cortamos pela cintura e a personagem. Permitem-nos
identificar-nos com o sujeito. Interessa a reacção da personagem, sua
expresividad, sua acção... Valor dramático, mas conservando verdadeiro
valor narrativo. (Planos).
Plano médio longo: um pouco mais abaixo da cintura, mas sem chegar aos joelhos.
Plano médio curto: entre peito e cintura

PRIMEIRO PLANO

Apresenta o rosto da pessoa e às vezes o rosto além dos ombros.
Destaca-se a expressão da cara, que num princípio nos reflete o estado
sentimental e/ou anímico da pessoa. Se obvían outros elementos
secundários. Este plano mostra-se para explorar o interior da pessoa.
Tem um valor dramático ou expresivo.
PRIMERÍSIMO PRIMEIRO PLANO

Mostra uma parte do rosto. É uma acentuación do PP. Maior valor dramático ou expresivo. Produz um choque ao espectador.

MOVIMENTOS DE CÂMARA--------------------------------------------

A PANORÁMICA

É a rotación da câmara sobre seu próprio eixo.
Horizontal, vertical, oblicua o circular
FUNÇÃO: RELACIONAR OBJECTOS

VARRIDO

É uma Pano tão rápida que não temos tempo a ver com nitidez as
imagens que se recolhem. São umas linhas de fuga que aparecem ante a
câmara. Usa-se sobretudo como transição: mareo, lembrança, intercâmbio
de miradas, para mostrar acções paralelas.

TRAVELLING
Consiste no deslocamento da câmara, horizontal ou
vertical (ou combinação de ambos), com respeito ao eixo do trípode que
a suporta.

ZOOMING

Zoom in o Zoom out

OS ÂNGULOS----------------------------------------

ÂNGULO PLANO

Câmara à altura dos olhos. Dá ideia de igualdade entre a personagem e o espectador.

ÂNGULO BAIXO
A câmara situa-se por embaixo dos olhos da
personagem, desde abaixo, realzando à personagem em frente ao
espectador. Transmite força da personagem. Entre mais perto esteja a
câmara da personagem, mais força, dramatismo, exagerado... será o
realzo da personagem em frente ao espectador

PLANO CENITAL
É a tomada picada em seu grau máximo. É
perpendicular ao solo. A cenital transmite isolamento, indiferença... O
espectador está fora da narração.

PLANO NADIR
É a tomada contrapicada em seu grau máximo. É perpendicular ao solo. O nadir transmite misticismo, extrañeza, autoritarismo...

PLANO HOLANDÊS
A câmara varia com respeito ao eixo da personagem (a câmara está torcida). Dá sensação de desestabilización.

PLANO SUBJETIVO
A câmara converte-se na personagem. Permite-se-nos verdadeiro movimento, impureza...

WEBS:

-http://www.tvlata.org/node/29
-http://www.lenguajeaudiovisual.com/

VIDEOS

http://es.youtube.com/watch?v=r1p0oTRF3ks

http://es.youtube.com/watch?v=ReevYm4RNv4

http://es.youtube.com/watch?v=wXQn38iyH4s

http://es.youtube.com/watch?v=f-qyykBjeZQ

http://es.youtube.com/watch?v=IEDNnVwvNqY

 

0