PLANOS E ENQUADRAMENTOS


ÂNGULO ALTO Enquadramento da imagem com a câmara focalizando a pessoa ou o objeto de cima para baixo.

ÂNGULO BAIXO Enquadramento da imagem com a câmara focalizando a pessoa ou o objeto de baixo para cima.

ÂNGULO PLANO Ângulo que apresenta as pessoas ou objetos filmados num plano horizontal em relação à posição da câmara.


CONTRACAMPO Tomada efetuada com a câmara na direção oposta à posição da tomada anterior.

FORA DE CAMPO A acção aconteçe fora da nossa vista, fora do foco da câmara.


PANORÂMICA (pan) Câmara que se move de um lado para outro, dando uma visão geral do ambiente, mostrando-o ou sondando-o.


PLANO AMERICANO Plano que enquadra a figura humana da altura dos joelhos para cima.

PLANO DE DETALHE Mostra apenas um detalhe, como, por exemplo, os olhos
do ator, dominando praticamente todo o quadro.


PLANO GERAL Plano que mostra uma área de ação relativamente ampla.

PLANO DE CONJUNTO Plano um pouco mais fechado do que o plano geral.


PLANO MÉDIO Plano que mostra uma pessoa enquadrada da cintura para cima.

PLANO PRÓXIMO Enquadramento da figura humana da metade do tórax para
cima.


PRIMEIRO PLANO Posição ocupada pelas pessoas ou objetos mais próximos à câmara, à frente dos demais elementos que compõem o quadro.


PLANO DE CARRINHO OU "TRAVELLING" Câmara em movimento acompanhando, por exemplo, o andar dos atores, na mesma velocidade. Também, qualquer deslocamento horizontal da câmara


PLANO CENITAL Enquadramento da imagem com a câmara colocada na vertical, acima, do objeto que deseja ser filmado.


PLANO GRUA A câmara fica montada numa grua ou guindaste especial de filmagens. Permite, por exemplo, passar de um plano geral a um plano detalhe.


PLANO SUBJETIVO A câmara substitue o olhar de um dos protagonistas da acção.


ZOOMING O enquadramento da câmara passa de um primeiro geral a um primeiro plano (zoom in) ou de um primeiro plano a um plano geral (zoom out).

Cada plano cumpre uma função expressiva: os gerais descrevem o ambiente onde transcorre a ação e os próximos realçam os sentimentos e emoções dos personagens, concentrando a atenção do espectador. Com esse objetivo, os planos se classificam também em fixos e móveis, estes ligados aos movimentos da câmara, fator primordial de subjetividade, pois o diretor escolhe os pontos de vista que melhor expressem suas idéias. O plano panorâmico, por exemplo, pode ser vertical ou horizontal; o plano de carrinho, ou travelling, faz a câmara aproximar-se ou afastar-se do objeto com certa lentidão. Finalmente, o plano-seqüência, longo e muito complexo, exige diversos movimentos da câmara, durante os quais toda uma cena é feita numa só tomada, sem cortes.

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