NOTICIÁRIOS

Uma notícia é um escrito que informa sobre um facto de actualidade. Geralmente emitem-nas os meios de comunicação como a televisão, os diários, a rádio, Internet, etc.

O jornalismo nasce a partir de uma necessidade básica da sociedade moderna: a informação. Dada a imposibilidad de estar em vários lugares ao mesmo tempo, alguém teve de ser nossos olhos e ouvidos para saber que passa para além da ombreira de nossa porta. Mas ¡cuidado! :

As notícias podem ser perigosas:

1-    Normalmente, as notícias produzem-se em grandes indústrias da comunicação. Estas indústrias, têm grande relação com os grupos poderosos, e portanto, podem usar as notícias não para informar, sinó para desinformar à população em seu benefício. A desinformación é ainda mais perigosa que a não informação.
2-    Existe uma selecção do que é notícia e o que não é notícia. O jornalista, ou a organização, numa decisão subjetiva, elije que será apresentado ao público.
3-     A maneira em que uma notícia se redige e realiza, pode estar a esquecer ou ocultando parte da informação.
4-    As valorações que se fazem na notícia correspondem à pessoa que a redigiu, ou à organização.

¿A que nos leva tudo isto? A saber que as notícias não são a realidade, senão como alguém vê a realidade, ou como lhe interessa a alguém que o espectador perceba a realidade.

EXERCÍCIO

TVLATA precisa dar suas notícias ao mundo, para contrarestar esta exclusividad informativa das grandes indústrias da comunicação.

Que as notícias sejam perigosas, não quer dizer que as notícias sejam más, e que não tenhamos que expressar os acontecimentos que passam a nosso arredor, senão que quando elaboramos uma notícia, devemos aceitar que é pura subjetividad.

Ao invés que os meios de comunicação convencionales, que sempre seleccionam más notícias, em TVLATA vamos fazer um noticiario sozinho de boas notícias. A cada aluno levar-se-á a câmara e deverá filmar uma boa notícia.

Quando tenhamos umas quantas notícias, podemos gravar nosso BOAS NOTÍCIAS TVLATA.

Como explicar uma boa notícia:

1-Procurar uma boa notícia que tenha sucedido: Por exemplo, nasceu um bebé novo no bairro, vieram uns pinguinos, nossa vizinha plantou uma nova árvore em sua casa, o vizinho encontrou o cão que tinha perdido…

2-Filmar imagens que nos possam servir de apoio para explicar a notícia.

3-Entrevistar às fontes: as fontes são pessoas que possam nos ajudar a compreender o acontecimento. Se há diferentes posições sobre o acontecimento, há que entrevistar todas as fontes.

4.-Realizar um guião com os conteúdos da notícia.

Pode conter: -Imagens recurso
-Redacção da notícia
-Voz em off (redigir)
-Voz em on – repórter
-Entrevistas (ver Manual TVLATA, as entrevistas)

0